Bicampeão chegou a 13 vitórias na temporada, igualando marcas de Vettel e Schumacher
Por Bruno Marques
Christian Horner, diretor técnico da Red Bull, falou sobre Max Verstappen após mais uma vitória, no GP dos EUA: “Há dentro dele uma fome que nunca vi em outro piloto, uma determinação”. O bicampeão largou em 2º, tomou a ponta na largada, e superou um erro de pit stop da RBR que o fez cair para 6º.
Após vigorosa recuperação, o holandês faturou sua 13ª vitória do ano, com direito a uma bela ultrapassagem sobre seu rival do ano passado, Lewis Hamilton (Mercedes) – que foi o 2º colocado -, a cinco voltas do fim. Charles Leclerc (Ferrari) também fez ótima prova de recuperação, vindo de 12º para 3º.
Essa foi a 33ª vitória da carreira de Verstappen na F1. Ele ultrapassou Fernando Alonso (32) na lista de maiores vencedores, e torna-se o 6º maior dono de triunfos na história da categoria. Foi também a 13ª vitória de Verstappen no ano. Assim, ele igualou o recorde de Vettel (2013) e Michael Schumacher (2004), do maior número de triunfos numa única temporada.
Sergio Pérez (Red Bull) foi o 4º, à frente de George Russell (Mercedes). Consistente, Lando Norris (Mercedes) ficou em 6º, e Sebastian Vettel (Aston Martin) em 7º após chegar a liderar. Kevin Magnussen (Haas) chegou em 8º, seguido de Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), e de Esteban Ocon (Alpine), o 10º.
Red Bull vence o Mundial de Construtores após nove anos
Com a vitória de Max, a RBR faturou o Mundial de Construtores, quebrando um jejum de nove anos. É o quinto título da equipe austríaca, que perdeu seu fundador Dietrich Mateschitz no último sábado, aos 78 anos.
A F1 retorna já neste fim de semana, com o GP do México, antepenúltima corrida do ano. Ainda estão em jogo os vice-campeonatos de construtores e de pilotos. A classificação está marcada para 17h e a corrida para 16h.