Evento busca reconhecer e divulgar o trabalho essencial das famílias acolhedoras, incentivando mais pessoas a se envolverem nesse serviço tão relevante
A VIII Semana da Família Acolhedora Valinhense está prestes a começar, trazendo uma programação inédita repleta de atividades educativas e reflexivas para promover o cuidado e a conscientização sobre questões relacionadas à proteção da infância e adolescência. O evento oficial da cidade ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2024 e contará com a participação de reconhecidos especialistas na área.
Instituída no calendário pela Lei nº 5.429, de 27 de abril de 2017, a Semana da Família Acolhedora Valinhense tem como propósito desenvolver e incentivar ações educativas para informar, sensibilizar e conscientizar a comunidade valinhense sobre a proteção à infância e a importância de relações mais respeitosas de cuidado.
Nesta edição, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, preparou uma programação abrangente que abordará temas fundamentais, como fortalecimento de vínculos, comunicação não violenta e os objetivos do Serviço de Acolhimento Familiar. Além disso, o evento busca reconhecer e divulgar o trabalho essencial das famílias acolhedoras, incentivando mais pessoas a se envolverem nesse serviço tão relevante.
“Atualmente, o serviço conta com 10 famílias acolhedoras cadastradas e procura credenciar outras famílias, ampliando as temáticas para sensibilizar a sociedade sobre a importância do acolhimento familiar para as crianças, como previsto no ECA”, destaca Karen Battaglin, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança.
A programação terá início na terça-feira, dia 14 de maio, às 19h, com a cerimônia de abertura na Plenária da Câmara Municipal de Valinhos. Nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 8h30, as atividades serão realizadas na Faculdade Anhanguera de Valinhos, incluindo rodas de conversa, encontros vivenciais e reflexivos com a participação de especialistas renomados, como Fabiana Taioli, Mariana Saes e Fabiano Belini.
Além disso, o evento contará com uma apresentação de capoeira das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Janela Aberta, programa também executado pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
A participação na VIII Semana da Família Acolhedora Valinhense é uma oportunidade única para fortalecer laços, promover a conscientização e mobilizar a comunidade em prol de uma causa tão nobre. Os interessados podem garantir sua vaga por meio do link disponível no site e na rede social da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Aqueles que desejam apoiar ou participar do evento e do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe. Para mais informações, entre em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113, ou acesse o site casadacriancaedoadolescente.org.br.