News

Vinhedo enfrenta aumento expressivo nos casos de covid-19, alertando para a importância da vacinação e controle das novas subvariantes

Vinhedo testemunhou um aumento de 86% nos casos de covid-19 em outubro, com um total de 438 casos relatados, comparado ao mês anterior. Em setembro, a cidade registrou 235 casos da doença, marcando um aumento de 152% em relação a agosto, quando apenas 93 casos foram confirmados. A cidade não tinha tido mortes por covid-19 desde março, de acordo com a Secretaria de Saúde local.

A escassa demanda pela vacina bivalente pode estar contribuindo para o aumento dos casos graves da doença. A média diária de aplicação da vacina bivalente em Vinhedo varia de 10 a 20 doses. Até a última terça-feira (31), a cobertura vacinal da bivalente atingiu 19,11%, com 12.127 doses administradas. No entanto, a meta é alcançar uma porcentagem de 90% da população vacinada.

A Vigilância Epidemiológica também apontou o aumento dos casos devido à circulação de novas subvariantes, incluindo a XBB.1.5, uma subvariante da ômicron. A Secretaria de Saúde informou que continua a realizar os “Sábados da Vacina” todos os meses, bem como diversos mutirões para incentivar a população a se vacinar.

As doses da vacina bivalente contra a covid-19 estão disponíveis para pessoas maiores de 18 anos, incluindo a população em geral, e para aqueles com mais de 12 anos que têm comorbidades. Não há contra-indicação em receber a vacina contra a covid-19 no mesmo dia em que outras imunizações são administradas.

Leia anterior

Pista de skate do Parque Monsenhor Bruno Nardini passa por revitalização

Leia a seguir

Dose anual da vacina contra a covid-19 será obrigatória para crianças e estendida a grupos prioritários a partir de 2024