Voo com destino a Tel Aviv faz pouso de emergência após briga entre pilotos

Um voo da companhia aérea Flydubai com destino a Tel Aviv, em Israel, foi desviado para a Arábia Saudita nesta quarta-feira (30) após uma briga envolvendo os pilotos. A aeronave, que havia partido de Dubai, precisou emitir sinais de emergência durante o trajeto e pousou em segurança no aeroporto de Tabuk.

O episódio provocou uma operação de segurança em Israel e passou a ser investigado pelas autoridades. O ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, afirmou que o incidente teria sido uma tentativa de ataque terrorista. Segundo ele, um “terrorista” pretendia derrubar o avião e matar os passageiros israelenses.

A declaração, porém, não corresponde à versão apresentada inicialmente pelas autoridades e pela companhia aérea. Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que, apesar dos relatos iniciais, o episódio não era tratado como uma tentativa de sequestro e que a situação estava sob controle.

Segundo informações divulgadas pela Reuters, o confronto entre os pilotos teria incluído agressões físicas. O aeroporto de Tabuk informou que tanto o comandante quanto o copiloto ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico.

Relatos de passageiros também apontaram que uma faca teria sido utilizada durante a confusão. Uma passageira contou à mãe, por telefone, que ouviu gritos na cabine e que um homem teria pedido ajuda antes de o avião começar a perder altitude, provocando pânico entre os ocupantes.

Dados do Flightradar24 indicaram que a aeronave perdeu cerca de 14 mil pés de altitude em menos de 30 segundos pouco antes do primeiro sinal de emergência. O voo chegou a emitir três alertas distintos e, em uma das ocasiões, teria transmitido o código utilizado para indicar um sequestro.

O voo FZ1073 transportava 180 passageiros, segundo as informações divulgadas, sendo uma parcela significativa de cidadãos israelenses. Após o pouso, a companhia informou que todos estavam seguros.

A aeronave desviou a rota enquanto sobrevoava a Jordânia e seguiu para a Arábia Saudita. Israel não mantém relações diplomáticas oficiais com o país, o que aumentou a complexidade da operação para o retorno dos passageiros israelenses.

O gabinete de Netanyahu informou que trabalhava para viabilizar o retorno dos cidadãos ao país. A imprensa israelense também informou que o Mossad, agência de inteligência de Israel, participa das investigações.

Outro voo da Flydubai que seguia para Tel Aviv também teve a rota alterada horas depois e retornou a Dubai, segundo dados do Flightradar24. Até o momento das informações divulgadas, não estava confirmado se a segunda aeronave havia enfrentado algum problema semelhante.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/terceiravisaovalinhos/

Leia anterior

Justiça determina que Discord reforce proteção de crianças e adolescentes no Brasil

Leia a seguir

Vinhedo promove saldão do Bazar Solidário com peças a R$ 2 nesta quinta (01) e sexta-feira (02)