News

Wind of Change: o hino do Scorpions sobre a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria

Mega hit alemão celebra, de maneira marcante, a derrubada de diferenças e traz perspectiva de paz

Por Bruno Marques

Neste dia 9 de novembro vai fazer 35 anos da queda do Muro de Berlim. E uma das mais belas canções sobre este impactante evento da história recente é Wind of Change, do Scorpions.

Mega hit do grupo alemão de hard rock, a balada foi composta pelo vocalista Klaus Meine, e lançada como single de Crazy World, 11º álbum, que saiu no início de 1991.

A música está entre as 100 mais bem-sucedidas de todos os tempos na Alemanha. Nenhum outro grupo ou artista alemão vendeu tanto quanto o Scorpions com Wind of Change.

Para muito além da Alemanha
Tamanho foi o sucesso que o Scorpions gravou uma versão em russo da música, sob o título Ветер перемен (Veter Peremen) e uma versão em espanhol chamada Vientos de Cambio.
O vídeo de Wind of Change foi visto mais de 1 bilhão de vezes no YouTube.

“Deixe sua balalaica tocar o que minha guitarra quer dizer”
Trata-se de um hino emblemático do fim da Guerra Fria e das transformações políticas que ocorreram no final dos anos 80 e início dos 90.

A canção carrega simbolismo e esperança – expressada desde o icônico assobio -, até o peso das guitarras e das batidas refletindo o desejo de uma nova era de paz e fraternidade entre as nações que antes estavam divididas por ideologias conflitantes.

A letra menciona locais específicos como a Moskva (o rio Moscou) e o Gorky Park, um famoso parque em Moscou, que servem como metáforas para a mudança.

A música aborda um sentimento de proximidade e irmandade que parecia possível naquele momento histórico, uma visão otimista do futuro onde as ‘crianças de amanhã’ poderiam sonhar com um mundo melhor.

A referência ao toque da balalaika, um instrumento tradicional russo, que ‘canta’ o que a guitarra da banda deseja expressar, simboliza a união cultural e a comunicação através da música.

Assim, Wind Of Change, e o Scorpions – que continua em plena atividade, com show marcado no Brasil em abril do ano que vem -, transcendem o tempo e continuam a inspirar mudanças e perspectivas de paz e união.

Leia anterior

A aniquilação do outro é a véspera do suicídio

Leia a seguir

Time Palmares F.C. organiza festa solidária de Natal para crianças em Valinhos e arrecada doações