News

Zootecnista de Valinhos se destaca no adestramento e comportamento de animais

Seu trabalho abrange diversos campos, desde a melhoria genética de animais de produção até o comportamento animal, com um foco particular na área de cinofilia

Daniel Moreira Teles de Menezes, residente em Valinhos, é reconhecido por sua expertise em adestramento e comportamento de cães, uma carreira que se estende desde 2001.

Formado em Zootecnia pela Universidade São Marcos em São Paulo, Daniel encontrou sua vocação ao perceber seu interesse pela nutrição, comportamento e manejo animal, após dois anos e meio de estudos em medicina veterinária.

Além de cães, Daniel também trabalhou com o adestramento de pássaros, como psitacídeos e tucanos

Seu trabalho abrange diversos campos, desde a melhoria genética de animais de produção até o comportamento animal, com um foco particular na área de cinofilia. “Estagiei também no IBAMA, ajudando no combate e conscientização do tráfico de animais silvestres. Em 2010, abri a empresa Filhocão (www.filhocao.com.br) na cidade de Campinas, voltada a cinofilia (adestramento e comportamento de cães, Pet sitter, passeios, cursos e palestras)”, comenta o entrevistado.

Além de cães, Daniel também trabalhou com o adestramento de pássaros, como psitacídeos e tucanos. Sua abordagem no treinamento de animais é baseada na compreensão do comportamento animal e na promoção de uma vida melhor para os animais e seus tutores.

Daniel enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à humanização excessiva dos cães, que pode prejudicar seu comportamento natural. “A maior dificuldade hoje é a humanização! As pessoas, donos de cães tratam seus animais como se fossem bebês humanos e isso prejudica muito o comportamento dos mesmos. Muitos cães não sabem que são cães, percebem a diferença deles em relação aos humanos e ficam sem saber como agir. E nesses casos é mais difícil  mudar o comportamento dos donos (humanos), que não aceitam, do que dos cães”, explica o profissional. Ele também se dedica à reabilitação de cães resgatados de maus tratos e abandono, ajudando-os a confiar novamente nos humanos e a se adaptarem a novos lares.

Sua sensibilidade e comprometimento são evidentes nos casos mais difíceis em que trabalhou, como o de Sebastian e Ursinho, dois cães resgatados do meio do mato, e Paco, um mestiço de Pastor Alemão com Rottweiler. Apesar dos desafios, Daniel continua a transformar vidas, tanto de cães quanto de seus tutores, através de seu trabalho dedicado e empático.

Leia anterior

Projeto Raquete para Todos completa 17 anos com mais de 2 mil alunos

Leia a seguir

Desemprego Cai para 7,9%, menor nível em 10 Anos