CAMPINAS ESTÁ COM O ESTOQUE DE VACINAS ABASTECIDO

Equipes de saúde estão disponíveis para vacinar crianças de 1 a 4 anos contra a pólio e menores de 15 para atualização

O estoque de vacinas para a campanha de poliomielite e multivacinação foi abastecido em Campinas, a informação veio através da Secretaria de Saúde. O imunizante usado contra a pólio é voltado para as crianças de um a quatro anos, mesmo para quem já tomou as doses. Já a multivacinação é para os menores de 15 anos.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informou que nos primeiros dias da campanha de vacinação que começou no dia 8 deste mês, foram 918 crianças vacinadas contra a pólio. As carteiras de vacina foram checadas e as doses que estavam faltando foram atualizadas.

A meta é vacinar 95% do público-alvo de menores de quatro anos, cerca de 58.813 crianças.

De acordo com os dados, nos dias oito e nove,  778 crianças menores de um ano compareceram nos centros de saúde, 614 delas receberam algum tipo de vacina. Já na faixa de 5 a 14 anos, foram registrados 737 pessoas, sendo 310 vacinadas, que estavam com alguma dose faltando na carteira de vacinação.

A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, disse que a participação da população precisa melhorar para que a cobertura vacinal aumente, “Os estoques de vacinas estão normalizados e as equipes disponíveis nos centros de saúde. Tem havido redução no índice de vacinação e isso pode trazer de volta doenças consideradas erradicadas, como a poliomielite. Então, vacinar é a única opção para evitar essa série de doenças preveníveis e esperamos que as famílias levem seus menores de 15 anos para participar da campanha”, reforça.

Em todos os 66 centros de saúde em Campinas, as doses estarão disponíveis, sem a necessidade de agendamento, basta comparecer no horário de funcionamento das salas de vacinas em cada CS. Os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação e documento com foto das crianças ou adolescente.

Leia anterior

DIA DOS PAIS COM PLURALIDADE E DIVERSIDADE

Leia a seguir

AÇÕES DA PF EM TERRA INDÍGENA DO RS TERÃO APOIO DA FORÇA NACIONAL