Durante o início do ano muitas famílias tem o desejo de conhecer novos lugares
Luanna Dias
No início do ano, é comum que muitas pessoas e famílias se organizem para viajar, aproveitando as férias escolares, o recesso de diversas empresas ou simplesmente buscando renovar suas energias em um novo destino, com o objetivo de começar o ano mais pleno e tranquilo.
Tatiane Bruschi, aos 46 anos, traz sua experiência como Agente de Viagens para orientar os viajantes. “Os valores ficam mais altos por ser alta temporada, férias escolares, porém tem pessoas que só tem disponibilidade nessa época do ano para viajar, então o ideal é se programar com antecedência para conseguir valores mais atrativos”, explicou.
Mesmo com a vontade de viajar, surge uma dúvida muito comum: como escolher o destino? Segundo Tatiane, durante os meses de abril a maio toda a região do nordeste brasileiro é uma boa opção, pois o local não é afetado pelas chuvas durante esse período. Para quem quer aproveitar um inverno europeu, destinos internacionais como Buenos Aires, Montevidéu e Orlando são ótimas alternativas até o mês de fevereiro.
Para aquelas pessoas que tem desejo de viajar, mas querem fugir da multidão do início do ano, o conselho de Tatiane é fugir dos lugares que estão na moda no momento. Locais mais interioranos e não muito explorados. No Brasil, São Miguel do Gostoso é um destino bem bonito e tranquilo.
“Viajar para conhecer a fundo a história e a cultura de um destino é uma tendência para 2024, assim como destinos que envolvem muito verde e ar puro, natureza. Se falando em destinos populares, as metrópoles sempre estão em alta como Lisboa, Miami, Orlando, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador”, contou Tati.
Durante essa época, alguns destinos oferecem pacotes promocionais, concentrando-se especialmente em hospedagens e passeios, enquanto passagens aéreas raramente apresentam tarifas promocionais para janeiro e fevereiro. A partir de março, a busca por ofertas se torna mais acessível. Para quem planeja viajar no início do ano, a dica é programar-se e fechar a viagem com pelo menos quatro meses de antecedência.
A precaução mais importante é não acreditar em valores muito fora da realidade, tendo em vista que vários golpes já foram dados no mercado através de algumas plataformas de viagem bem conhecidas e levaram muitas pessoas a perder dinheiro. Desconfiar quando o valor estiver muito abaixo do normal é importante.
Por fim, Tatiane dá dicas essenciais para seguir antes de embarcar em uma viagem: “verificar se está com RG ou CNH na validade, se for uma viagem nacional ou pela América do Sul. Conferir a validade do passaporte e visto se for necessário no país de destino. Oriento sempre a viajar com um seguro viagem por questão de segurança, principalmente se a viagem for internacional”.