News

SpaceX adia lançamento de sonda lunar em busca de região estratégica na Lua

Na quarta tentativa de uma empresa privada de enviar uma sonda à Lua, a SpaceX, em parceria com a Intuitive Machines, adiou o lançamento do foguete Falcon 9 para quinta-feira, às 2h57. A missão representa mais um capítulo na corrida internacional para explorar o satélite natural.

O Falcon 9, primeira sonda da SpaceX, partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, direcionando o módulo lunar Nova-C (conhecido como Odysseus) à Lua. A previsão é que a sonda pouse em 22 de fevereiro em uma cratera próxima ao polo sul lunar, região de interesse científico devido à possível presença de água congelada.

O módulo, com peso de 675 kg, conta com o apoio da Nasa, que incentivou a missão por meio de um programa de transporte lunar comercial. A Intuitive Machines recebeu US$ 118 milhões para transportar seis cargas da agência, incluindo instrumentos destinados a aprimorar o entendimento do ambiente lunar. Essa iniciativa acontece enquanto a Nasa se prepara para enviar tripulantes humanos à Lua no programa Artemis, programado para o final desta década.

A missão da Intuitive Machines visa ser ainda mais ambiciosa que a anterior da Organização Indiana de Pesquisa Espacial. Em 2023, a Chandrayaan-3 foi a primeira a pousar nas proximidades do polo sul lunar. No entanto, a Intuitive Machines busca uma localização ainda mais próxima, a apenas 300 km de distância, intensificando a busca por descobertas científicas na superfície lunar.

Leia anterior

Carnaval: um sedativo para as dores da alma?

Leia a seguir

Acidente entre carro e caminhão deixa motorista em estado grave em Valinhos