O estudante Lucas Nogueira Gilioti Loes, de 16 anos, natural de Campinas, aluno do Colégio Etapa de Valinhos, conquistou uma medalha de ouro na 56ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO), que ocorreu em julho, em Riyadh, capital da Arábia Saudita.
Lucas ficou entre os dez melhores estudantes no ranking geral da competição, com o melhor resultado de um brasileiro, o sexto lugar. É a primeira vez na história que um brasileiro finaliza a IChO no top 10 mundial. É o melhor resultado da história do Brasil, em qualquer olimpíada internacional de ciência.
Em entrevista ao Jornal Terceira Visão, Lucas nos contou com orgulho que obteve a “2ª maior nota global na prova prática, apesar das dificuldades na realização”. O resultado proveio “para mais do que meus estudos, de toda a preparação que meus excelentes professores me deram e do apoio de minha família e amigos”.
A IChO é a maior competição acadêmica de Química do mundo. Neste ano, participaram mais de 350 alunos, de 89 países. Os alunos realizaram provas experimentais e teóricas, com nível de dificuldade equivalente à graduação ou até mais complicados.
Para Lucas, o evento não envolve apenas as provas, mas “uma experiência de contato multicultural com pessoas de todo o mundo”. Entre os desafios, o estudante destacou a comida exótica da Arábia Saudita e o clima da capital, que fica no meio do deserto. “O calor seco e ensolarado de 47°C foi um grande desafio na olimpíada”.
A preparação de Lucas para participar da olimpíada envolveu uma intensa rotina de estudos, com “aulas extracurriculares de química avançada quase todos os dias da semana à tarde, com muitos exercícios e mais estudos teóricos, sendo feitos no meu tempo livre em casa, inclusive com aulas nas férias”.
Para quem quer seguir os passos do estudante, ele enfatiza que “a perseverança nos estudos é chave”. Lucas planeja seguir carreira na ciência e cursar medicina na USP, como porta de entrada “para o estudo prático mais aprofundado de Bioquímica, área do conhecimento com enorme potencial para desenvolvimento de tratamentos e curas para doenças”.