News

“We shall never surrender” – 40 anos de Aces High, do Iron Maiden

Faixa do Powerslave, que homenageia os pilotos da Força Aérea Britânica pela atuação na 2ª Guerra Mundial, completou quatro décadas esta semana

Por Bruno Marques

Completou 40 anos, esta semana, o Powerslave, quinto álbum de estúdio do Iron Maiden, um dos principais expoentes do Heavy Metal no mundo, que, na época, vivia seu primeiro grande auge.
A faixa de abertura de Powerslave é um tema que presta um tributo aos pilotos de combate da Segunda Guerra Mundial, em especial aos da Royal Air Force (RAF) britânica.

Som de batalha
Composta pelo baixista Steve Harris, Aces High é o 11º single do Iron Maiden. A letra é uma representação intensa de uma batalha aérea, retratando a adrenalina e o perigo enfrentados pelos aviadores.
A faixa se inicia com “We Shall Fight on the Beaches”, o célebre discurso de Winston Churchill – primeiro-ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial -, proferido em 4 de junho de 1940, convocando os ingleses para se defender do avanço nazista.
Aces High se refere ao espírito destemido dos pilotos que desafiavam a morte diariamente em suas missões. Trata-se de uma gíria que se refere aos pilotos ás, que têm um grande número de abates confirmados.

Spitfires
Há ainda a referência ao Spitfire, famoso avião de combate britânico, e aos ‘ME-109s’, aviões alemães, durante a Batalha da Inglaterra, onde a RAF desempenhou um papel crucial para conter o ataque dos nazistas.
Este verdadeiro petardo do Iron Maiden conta com o baixo cavalgante de Steve Harris, as guitarras rápidas de Dave Murray e Adrian Smith, a bateria intensa de Nicko McBrain e vocais poderosos de Bruce Dickinson. A gravação foi feita um ano antes do lançamento, nas Bahamas, e produzido por Martin Birch.

Leia anterior

Empresas apoiam Projeto “Raquete para Todos” e sonho de uniforme se torna realidade

Leia a seguir

Golpistas enviam PIX e conseguem devolução em dobro. Entenda