Há meio século, em 1974, o ‘Rato’ conquistava seu segundo título na F1 e o primeiro da McLaren
Por Bruno Marques
No último dia 6 de outubro fez 50 anos do bicampeonato mundial conquistado por Emerson Fittipaldi. O brasileiro celebrou a conquista da temporada de 1974 pontuando em 10 das 15 etapas, 7 delas no pódio, sendo 3 em primeiro lugar.
Final histórica e inédita até então
Naquela temporada, em que fazia seu primeiro ano pela McLaren após quatro anos e um título (1972) na Lotus, Emerson teve como principais rivais Clay Regazzoni, na Ferrari, e Jody Scheckter, na Tyrrell.
Os três chegaram à última etapa do calendário em Watkins Glen, nos Estados Unidos, com chances matemáticas de título. Essa foi a primeira vez na história da Fórmula 1 que os concorrentes ao título chegaram à derradeira prova empatados.
Este feito só voltou a se repetir quase 50 anos depois, quando Lewis Hamilton e Max Verstappen foram para a decisão de 2021 em Abu Dhabi com os mesmos 369.5 pontos.
Como foi?
Emerson, apelidado de ‘Rato’, na época, largou em 8º. Seus principais concorrentes, Jody Scheckter e Clay Regazzoni partiram de 6º e 9º, respectivamente. Caso terminasse nesta posição, o piloto da McLaren perderia o título.
Mas, o brasileiro conseguiu chegar na 4ª colocação, ocupando a zona de pontuação, à frente dos principais concorrentes, garantindo assim seu segundo campeonato e o primeiro da McLaren.
Scheckter teve uma pane seca a 15 voltas do fim e Regazzoni foi apenas o 11º. A ponta ficou com uma dobradinha da Brabham: Carlos Reutemann em 1º e José Carlos Pace em 2º, sendo este o melhor resultado do brasileiro na F1 até então, assim como James Hunt, de Hesketh, que completou o pódio.
Após ser bicampeão
Emerson ainda correu a temporada seguinte pela McLaren, a qual venceu logo na etapa de estreia, na Argentina. O ‘Rato’ ficou vice em 1975, ano que foi vencido por Niki Lauda.
A partir de 1976 até 1980, Fittipaldi iniciou o ousado e pioneiro projeto de uma equipe brasileira, a Copersucar, junto com seu irmão Wilson. Ainda foi campeão da Indy em 1989, e venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis, também em 1989 e em 1993.