Associação de Preservação Histórica de Valinhos denuncia demolições na Fazenda Capuava

Apontamento foi protocolado pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) e encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente e Condepav

No domingo, dia 15, após uma visita de rotina, foi constatada pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) a demolição de pelo menos cinco edificações, sendo três casas de colônia e duas cocheiras.

O relato foi feito e publicado pelo presidente da APHV, Sergio Leandro Ferrari. Segundo ele, as construções fazem parte da antiga Fazenda Capuava que possui mais de 150 anos de história.

Não foi encontrado no local nenhuma placa indicando o processo na Prefeitura e responsável técnico autorizando as demolições.

Uma casa conhecida como “Casa do Barão de Atibaia” permanece preservada mas com indícios de que também será demolida.

Esta casa é a antiga sede da Fazenda Capuava e possui grande valor histórico por ser uma das construções mais antigas da cidade.

Abaixo pequeno histórico da propriedade:

A Fazenda Capuava, localizada em Valinhos-SP, é uma das mais importantes heranças históricas da região, com uma trajetória que remonta ao período imperial brasileiro. A propriedade foi inicialmente vinculada ao Barão de Atibaia, Joaquim Antônio de Arruda, um influente proprietário rural de Campinas e primeiro campineiro a receber o título nobiliárquico. Arruda possuía várias fazendas de café, incluindo a Capuava, e teve um papel significativo no desenvolvimento econômico e político da região, promovendo o cultivo do café e a fundação de importantes instituições, como a Paróquia de Santa Cruz e o Colégio “Culto à Ciência”. Além disso, foi responsável pelo financiamento para criação de companhias ferroviárias em São Paulo e pela manutenção da Santa Casa de Misericórdia, marcando sua influência no crescimento econômico e social de Campinas e Valinhos.

Leia anterior

Prefeitura entrega vales para Cestas de Natal de aposentados e pensionistas nesta semana

Leia a seguir

Espetáculo gratuito de Natal promete encantar o Iguatemi Campinas