Mais Médicos Expande Atendimento no SUS com 407 Novos Médicos em 22 Estados

O programa Mais Médicos dá um reforço significativo ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a chegada de 407 novos médicos formados no exterior

O programa Mais Médicos dá um reforço significativo ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a chegada de 407 novos médicos formados no exterior, que começam suas atividades nesta semana. Os profissionais foram designados para atuar em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), abrangendo 22 estados brasileiros. A expansão visa fortalecer a atenção primária à saúde, com foco em regiões com alta vulnerabilidade social, incluindo áreas indígenas e de difícil acesso.

Esses médicos passaram por um módulo de acolhimento e avaliação e receberam treinamento específico para enfrentar os desafios de saúde locais, como a malária, além de capacitação em atendimentos de urgência e emergência. O acompanhamento das atividades dos profissionais será feito por meio do sistema e-SUS APS, que registra o histórico dos pacientes e facilita a integração com os outros níveis de cuidado no SUS.

Atualmente, o programa Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil médicos em 4,2 mil municípios, abrangendo 77% do território nacional. Desses, 1,7 mil médicos estão em áreas de alta vulnerabilidade social, com destaque para as regiões com maiores necessidades de saúde pública. A meta é ampliar a presença de médicos do programa para 28 mil até 2025, com a previsão de aumentar o número de profissionais atuando nos DSEIs, alcançando 601 médicos em dezembro de 2024, o maior número registrado até hoje.

Leia anterior

Valinhos investe R$ 727 mil para instalar defensas metálicas na Rodovia dos Agricultores

Leia a seguir

Google retoma conversor de moedas após correções e ajustes de cotações incorretas