Delegação conta com 38 atletas que disputarão 9 modalidades esportivas até o dia 24 de junho


A cidade de São João da Boa Vista recebe, a partir desta quinta-feira (19), a edição 2025 dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), com a participação de 42 municípios da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que inclui a Região Metropolitana de Campinas. A abertura oficial do evento está marcada para esta sexta-feira (20), às 16h.
O evento se estende até o dia 24 e reúne atletas com 60 anos ou mais em 14 modalidades esportivas, sendo uma delas de apresentação. A proposta do JOMI é promover saúde, bem-estar, socialização e envelhecimento ativo, seguindo diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Valinhos marca presença com 38 atletas
Com apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, a cidade será representada por 38 atletas em 9 modalidades diferentes. A delegação é acompanhada por oito profissionais de suporte técnico e administrativo, entre eles o chefe de delegação e técnico das equipes de Bocha e Damas, Wesley Perceguini.
“Nossa cidade tem uma tradição bonita de participação nos Jogos da Melhor Idade, e é uma alegria poder acompanhar e dar o amparo que nossos atletas precisam”, destaca Perceguini, coordenador da Secretaria de Esportes.
Modalidades disputadas por Valinhos:
- Atletismo Masculino (1 atleta)
- Bocha Masculino (3 atletas)
- Damas (1 atleta)
- Dança de Salão Misto (2 atletas: 1 homem e 1 mulher)
- Natação Masculino (3 atletas nas categorias B, D e E)
- Tênis de Campo (3 atletas: 2 homens na categoria A e 1 mulher na B)
- Tênis de Mesa (2 atletas: 1 homem e 1 mulher, ambos na categoria A)
- Voleibol Adaptado Feminino (23 atletas nas categorias A e B)
Os atletas de Valinhos ficarão hospedados na EMEB Luiza de Lima Teixeira, em São João da Boa Vista, durante os dias de competição.
Jogos que valorizam o envelhecimento ativo
Criado em 2014, o JOMI é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo promover a prática esportiva entre pessoas idosas, fortalecendo vínculos sociais, estimulando hábitos saudáveis e valorizando a experiência e o protagonismo da terceira idade. Além das disputas, o evento promove integração entre os municípios participantes, por meio de atividades culturais e de lazer.