Valinhos promove palestra sobre preservação do patrimônio cultural

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria do Estado de São Paulo, realizará no dia 20 de setembro a palestra presencial “Introdução ao Patrimônio Cultural e à Atuação da Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais”. O evento é voltado a munícipes em geral, agentes culturais, historiadores, artistas, arquitetos, engenheiros e demais interessados na preservação e conhecimento sobre patrimônios culturais.

Serão oferecidas 60 vagas, sendo que metade já foi preenchida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro pelo link: Sympla. A palestra ocorrerá das 9h às 11h30, no Centro Cultural Unidade 1, localizado na Rua José Milani, 15 – Centro.

O evento integra o programa Escolas de Profissionais da Cultura (CULTSP PRO), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e será ministrado por Kamilla Dourado, orientadora pedagógica de Patrimônio Cultural Material e Imaterial, e Robson Ferraz, coordenador da Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais.

Durante a palestra, os participantes terão uma introdução ao conceito de patrimônio cultural, conhecerão os órgãos de preservação, os meios de tombamento e o papel da sociedade nesse processo, além da importância dos patrimônios para a memória local. Haverá também apresentação dos eixos de atuação da Escola de Patrimônios voltados à sustentabilidade e à qualificação de profissionais da cultura. Ao final, os participantes receberão certificação.

O Secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, destaca que o evento reforça a qualificação de profissionais da cultura e a preservação do patrimônio local, enquanto Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Cultural, afirma que a iniciativa representa um novo tempo no cuidado com a educação e preservação cultural em Valinhos.

Leia anterior

Valinhos intensifica combate a incêndios no Vale Verde e Serra dos Cocais durante Operação Estiagem

Leia a seguir

Valinhos lança Microfloresta Vale dos Ipês no Dia da Árvore