

Estudantes que desejam ingressar no ensino superior já podem se inscrever no Prouni 2026. O programa do Governo Federal oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de Ensino Superior em todo o país.
Podem participar candidatos que tenham feito uma das duas últimas edições do Enem — 2024 ou 2025 —, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Quem atende a esses critérios deve realizar a inscrição exclusivamente pela página oficial do programa.
No momento da inscrição, o candidato pode indicar até duas opções de curso, em ordem de preferência, escolhendo a instituição, o turno e a modalidade de concorrência. Durante o período de inscrições, é possível acompanhar diariamente a nota de corte parcial e alterar as escolhas para aumentar as chances de aprovação. Vale lembrar que será considerada válida a última opção registrada até o encerramento do prazo, que termina nesta quinta-feira (29).
Para o primeiro semestre de 2026, o Prouni oferece mais de 594 mil bolsas, a maior quantidade já disponibilizada pelo programa. Desse total, 46% são bolsas integrais e 54% parciais.
As bolsas de 50% são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários-mínimos. Já as bolsas integrais contemplam candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de, no máximo, um salário-mínimo e meio.
O resultado da primeira chamada, com a divulgação dos pré-selecionados, está previsto para o dia 3 de fevereiro.