

Durante toda a programação da Festa da Uva, no Parque Municipal Jayme Ferragut, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo utilizará drones para reforçar o patrulhamento aéreo do evento. A ação ocorrerá de dia e à noite, com foco em ampliar a vigilância e agilizar o atendimento de ocorrências.
Com a tecnologia, a GCM terá monitoramento em tempo real da movimentação do público, o que facilita a identificação de atitudes suspeitas e a rápida localização de possíveis infratores. As imagens captadas permitem direcionar viaturas e equipes a pé diretamente ao ponto da ocorrência, reduzindo o tempo de resposta.
Mesmo em baixa luminosidade, os drones oferecem suporte estratégico, ajudando na prevenção de furtos, desentendimentos e outras situações que possam comprometer a tranquilidade da festa.
A expectativa da corporação é que o uso da tecnologia também atue de forma preventiva, inibindo práticas ilícitas e aumentando a sensação de segurança de moradores e turistas durante um dos eventos mais tradicionais de Vinhedo.