News

A jornada entre gerações no Dia dos Pais

Luis Carlos da Silva Junior divide nome com seu pai, com quem compartilha a vida



































Data dedicada a homenagear todos aqueles que desempenham uma figura de orientação e cuidado

Luanna Dias

O Dia dos Pais é dedicado a homenagear todos aqueles que desempenham uma figura de orientação e cuidado na vida de seus filhos, mesmo que filhos do coração! É um momento para reconhecer o amor, apoio e dedicação que os pais oferecem, e uma oportunidade para expressar gratidão e carinho.

Entrevistamos Luis Carlos da Silva, de 53 anos, que divide nome com seu filho, Luis Carlos da Silva Junior, de 20 anos. Ambos compartilham suas tristezas, felicidades e suas vidas, desde o falecimento de sua esposa. Nesta jornada solo, Luis repassa seus ensinamentos e experiências para o filho. Além de superar suas dificuldades devido às diferenças de gerações.

O pai relata que os desafios diários são baseados na diferença de idade, pois cada geração tem seus valores e ideias. Porém, não deixa de se mostrar disponível para o diálogo e tentar entender mais o mundo atual, visando manter sempre a relação saudável com Junior.

Uma questão vivida por diversos pais é a sobrecarga, ainda mais por aqueles que trilho sozinho. Muitos deixam de cuidar de si mesmos, priorizando o filho, e na casa de Luis não é diferente. “Até tento fazer esse equilíbrio do meu tempo com o tempo do meu filho, mas ele sempre é prioridade em minha vida”, relatou.

A peça fundamental para estreitar laços é a conexão e a sinceridade, principalmente na relação pai e filho, que é tão pura e cheia de amor. Cada família tem sua preferência de atividades para reforçar essa conexão. A maneira que Luis e Junior encontraram para manter esse contato é o estudo, que é um ato natural para os dois, já que está presente na vida da família desde sempre.

Além das horas dedicadas a educação, também é praticado por Luis o ensino de valores e princípios, já que a figura paterna é um pilar fundamental na formação e crescimento. Suas lições principais são: respeite seus pais; o bem sempre vence o mal; faça o melhor com as condições que você tem.

Mesmo com todos os conflitos normais vividos por todas as famílias, o desejo dos pais, acima de tudo, é sempre a felicidade de seus filhos. Os desejos do pai de Junior são que ele tenha sucesso, tanto na carreira como nos relacionamentos. E ele confia nesse desejo, pois proporcionou e ainda oferece uma boa base.

Só quem possui um filho entende como muda a maneira como você enxerga o mundo. Luis Carlos afirma que é a experiência mais transformadora que existe, “Mesmo depois de deixar esse planeta, uma parte sua vai permanecer nessa pessoa que você chama de filho”.

Leia anterior

Clube dos Carros Antigos de Valinhos completa 40 anos de paixão automobilística

Leia a seguir

A paternidade nos dias de hoje é um espectro vasto de experiências e desafios