Agentes de trânsito de Valinhos recebem capacitação sobre o novo Manual Brasileiro de Fiscalização

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoveu nos dias 6 e 12 de abril uma capacitação para os agentes de trânsito e transportes sobre o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT), em vigor desde o início deste ano através da Resolução 985 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito contempla os procedimentos gerais a serem observados pelos agentes, conceitos e definições e está estruturado em fichas individuais, classificadas por código de enquadramento das infrações e seus respectivos desdobramentos.

A principal alteração no novo manual foi o acréscimo de duas fichas de enquadramento, que orientam o agente de trânsito no preenchimento do auto de infração, principalmente no campo de observações. “É muito importante que eles estejam capacitados e atualizados sobre essas novas fichas e as demais alterações na legislação de trânsito”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

REDUÇÃO

O número de multas de trânsito diminuiu 12% em Valinhos em 2022, quando 51.220 infrações foram registradas. Os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que em 2021 havia sido computadas 58.255 multas. A explicação para 7.035 a menos no comparativo anual é a soma de investimentos feitos através da renovação da sinalização viária, reforço na iluminação pública e educação no trânsito.

Leia anterior

Burnout, Ansiedade e Depressão afetam milhões de brasileiros

Leia a seguir

Exportações do agro registram US$ 9,9 bilhões em fevereiro