News

Após surtos de dengue, ministra da Saúde faz alerta e pede mobilização nacional

Na noite da última terça-feira (6) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, emitiu um alerta em decorrência do aumento de casos de dengue no país. Durante um pronunciamento nacional, a ministra afirmou que a situação de emergência exige uma mobilização de toda a população, além de governo federal, governadores e prefeitos. “Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue”, pontuou a ministra. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue.”

Cerca de 36 pessoas morreram por conta da doença neste começo de ano, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. No país, foram confirmados mais de 150 mil casos até a última terça-feira. Segundo Trindade, um Centro de Operações de Emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos.

Ainda durante seu pronunciamento a ministra pediu para a população o que está na cartilha do combate à doença: tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, além de retirar água acumulada dos vasos e plantas. “Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa”, finalizou, lembrando que as pessoas devem receber em suas casas os agentes de combate às endemias.

Leia anterior

PL das “saidinhas” tem alterações para votação no Senado

Leia a seguir

Ivermectina não é eficaz contra Dengue, alerta Ministério da Saúde