Prefeita também informou que solicitou oficialmente o apoio do Exército Brasileiro para evitar a propagação dos incêndios
Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, a prefeita de Valinhos, Lucimara Godoy, trouxe novas informações sobre as medidas adotadas para combater os incêndios que vêm atingindo a cidade, com foco principal na Serra dos Cocais. Segundo a prefeita, estima-se que cerca de 300 hectares, o equivalente a mais de 3 milhões de metros quadrados – ou mais de 420 campos de futebol – já foram consumidos pelo fogo (cerca de 15% da área total).
Lucimara relatou que, durante a madrugada, esteve em dois focos de incêndio na região do Frutal, junto a populares que auxiliaram no combate. Outro foco significativo foi registrado próximo ao Viveiro Escola. Atualmente, o combate às chamas conta com o esforço de 20 bombeiros militares, 20 guardas municipais e 10 voluntários, mas a prefeita destacou a necessidade de reforços de municípios vizinhos.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi acionado para apoiar os esforços de combate, enquanto a Defesa Civil de Valinhos utiliza drones para monitoramento da situação, tendo identificado cinco focos de incêndio até o momento. Na área da saúde, foi registrado um aumento de 10% nos casos de problemas respiratórios atendidos na UPA e na Upinha.
A prefeita também informou que solicitou oficialmente o apoio do Exército Brasileiro para evitar a propagação dos incêndios. Além disso, a equipe de Bem-Estar Animal foi acionada para remover os animais de estimação das áreas afetadas, e um convênio com a Mata Ciliar de Jundiaí foi firmado para garantir o cuidado dos animais resgatados.