News

Campinas decretou estado de emergência para a dengue

Prefeito de Campinas, Dário Saadi durante reunião: cidade registra pela primeira vez na história a cocirculação de três sorotipos da dengue

Campinas decretou estado de emergência para a dengue. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (7), após reunião entre o prefeito, Dário Saadi, e gestores da Secretaria de Saúde.
A cidade já registrou neste ano 14.838 casos confirmados e três mortes pela doença. O texto do decreto será publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (8).
A situação de emergência permite adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento de casos de dengue.


Isso inclui direcionamento de recursos financeiros e agilidade na compra de insumos como soro e materiais para nebulização, além de pagamento de horas extras e eventual contratação de pessoal para reforçar a assistência em saúde.


O decreto permite também recebimento de aporte financeiro do Ministério da Saúde, com valor a ser confirmado, para apoio nas ações de prevenção e combate à doença.
Campinas registra pela primeira vez na história a cocirculação de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN 3. Desde o início de outubro a cidade apresenta condições climáticas consideradas ideais para o desenvolvimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.
A Saúde também observou aumento de casos confirmados nas últimas semanas. Projeções indicam a possibilidade da cidade alcançar pico da epidemia no mês de abril.

Leia anterior

Loja Solidária do Shopping Valinhos reabre com novidades

Leia a seguir

Fundo Social inicia inscrição gratuita de curso de Corte de Cabelo Feminino