Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vinhedo, realizada em 15 de junho, começou a tramitar o Projeto de Lei nº 55/2026, de autoria do vereador Carlos Florentino (PP). A proposta cria o Programa Municipal Linha Rosa, voltado à proteção e segurança das mulheres no transporte público coletivo.
O objetivo é prevenir e combater casos de assédio, importunação sexual, intimidação e outras formas de violência contra mulheres em todas as etapas do uso do transporte público, desde o deslocamento até os pontos de parada até o desembarque.


O programa prevê a integração de diferentes áreas da administração pública para promover ações educativas, capacitação de profissionais do transporte, ampliação dos canais de denúncia e melhorias na infraestrutura dos pontos e terminais, como iluminação e manutenção.
Além disso, o projeto incentiva o uso de tecnologias de segurança, como sistemas de monitoramento e dispositivos de emergência. A proposta será analisada pelas comissões da Câmara antes de seguir para votação.