“É com imenso pesar e profundo sentimento de gratidão que nos despedimos do nosso querido fundador presidente, Anélio Zanuchi, cuja presença vai muito além desta passagem. Ele partiu, mas seu legado de amor, generosidade e compaixão permanece eternamente vivo em nossos corações.
Há mais de 30 anos, Anélio liderou com amor a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, uma instituição que, por incontáveis vezes, foi reconhecida e premiada nacionalmente. Sob sua liderança, a Casa foi além de abrigo e projetos sociais referenciados, é e sempre será, graças ao seu legado, um lugar que reúne amor, talento e profissionalismo em prol das crianças e adolescentes.
Anélio tocou e transformou a vida de milhares de pessoas, especialmente das crianças, sempre com um sorriso, uma palavra de incentivo e uma mão amiga. Ele nunca hesitou em ajudar os mais necessitados, tratando-os como seus próprios irmãos. Seu maior ensinamento foi mostrar que o amor não precisa de grandes feitos para ser grandioso. Ele nos ensinou que, através da simplicidade, da humildade e da compaixão, qualquer um pode transformar o mundo ao seu redor.
Hoje, sentimos a saudade dos momentos que tivemos a alegria de viver ao seu lado, mas também uma profunda gratidão por termos tido o privilégio de aprender com sua bondade e generosidade. O amor que ele espalhou continua florescendo em cada um de nós, como sementes que ele plantou em nossos corações, e que darão frutos por gerações.
Sua história de solidariedade começou em uma manhã de domingo, nos anos 80, quando, em uma conversa com sua família, Anélio decidiu que era hora de dividir o pouco que tinham com as crianças mais carentes. E assim, o gesto de amor ao próximo cresceu, inspirando outras famílias e culminando, em 1993, na fundação oficial da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Hoje, nos despedimos não apenas de um líder, mas de um homem que deixou um legado de amor e humanidade que jamais será esquecido.
Anélio sempre recordava frases marcantes de Chico Xavier e irmã Dulce, que o inspiravam:
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier. “As pessoas que espalham amor, não têm tempo nem disposição para jogar pedras.” Irmã Dulce.
E foi exatamente isso que ele fez ao longo de sua vida, transformando tudo ao seu redor com o poder do amor e da solidariedade.
Como Anélio nos deixou registrado em suas palavras e ações: “Cuidar de nossos filhos e dar a eles uma educação é dever de todos os pais, mas estender a mão a uma criança do mundo é algo divino, é uma benção”.
Nos despedimos com o coração cheio de gratidão, amor e saudade, certos de que seu exemplo de vida continuará a nos guiar e a inspirar a todos. Que o seu “legado de amor continue a brilhar, agora e sempre”.