Challenger de Campinas começa com forte presença brasileira e premiação de 100 mil dólares

Brasileiros buscam destaque no Challenger de Campinas, torneio que distribui 100 mil dólares e soma pontos no ranking da ATP

A 15ª edição do Challenger de Campinas começa nesta segunda-feira nas quadras da Sociedade Hípica e segue até o próximo domingo, dia 6 de abril. O torneio, que distribui 100 mil dólares em premiações, vale 75 pontos no ranking da ATP para o campeão.

Foto: Imagem Ilustrativa

Até o momento, 26 tenistas de 12 países estão confirmados na chave principal, incluindo nove brasileiros: Daniel Dutra da Silva, Pedro Sakamoto, Matheus Pucinelli, João Lucas Reis, Pedro Boscardin, Jose Pereira, Eduardo Ribeiro, Gustavo Almeida e Gustavo Albieri. Outros cinco atletas do país ainda disputam o qualifying e podem aumentar para 14 o número de representantes nacionais na competição: Paulo Saraiva, Igor Gimenez, Enzo Camargo, João Schiessl e Wilson Leite.

A chave principal conta com nomes como Tomas Barrios Vera (CHI), Facundo Mena (ARG), Juan Pablo Varillas (PER), Andrea Collarini (ARG), Enzo Couacaud (FRA) e outros atletas de destaque do circuito. Na história do torneio, apenas duas das 14 edições foram vencidas por brasileiros: Guilherme Clezar, em 2013, e Thiago Monteiro, em 2023.

A programação do primeiro dia de jogos inclui partidas do qualifying a partir das 10h30, com brasileiros enfrentando adversários estrangeiros em busca de uma vaga na chave principal. Entre os confrontos da rodada inaugural, destaque para Tomas Barrios Vera (CHI) contra Luciano Emanuel Ambrogi (ARG), Pedro Boscardin (BRA) diante de Eduardo Ribeiro (BRA) e Renzo Olivo (ARG) contra João Lucas Reis (BRA).

A competição também conta com uma história de grandes campeões. Na chave de simples, nomes como Diego Schwartzman (ARG), Sebastian Baez (ARG) e Cristian Garín (CHI) já conquistaram o título. Em duplas, brasileiros como Marcelo Demoliner, Orlando Luz e Rafael Matos também deixaram suas marcas no torneio.

A entrada para acompanhar os jogos é gratuita, mediante reserva de ingressos online.

Leia anterior

Último dia para inscrições no curso gratuito de IA do Governo de SP

Leia a seguir

Estiagem e calor intensificam risco de queimadas em Campinas e região