News

Data celebra filmografia do cinema brasileiro

Auto da Compadecida, Bacurau, Carandiru, Central do Brasil, Cidade de Deus, Ilha das Flores, Tropa de Elite estão entre as mais icônicas produções cinematográficas do país

Por Bruno Marques

A história do Brasil, com seus dramas constantes e contradições sociais, não poderia deixar de virar cinema. E a data de celebração do cinema brasileiro, lembrada neste 19 de junho, tem referência ao que teria sido o primeiro registro de imagens em movimento feito no país, em 19 de junho de 1898.

E como o cinema é considerada a sétima das artes, a redação do Jornal Terceira Visão selecionou sete das mais icônicas produções cinematográficas brasileiras. Confira:

Auto da Compadecida (2000, comédia/aventura)

Grande sucesso comercial que atraiu mais de 2 milhões de pessoas nos cinemas.

Bacurau (2018, drama/faroeste)

Conquistou o Festival de Cannes. Foi o segundo filme brasileiro a conseguir o feito após O Pagador de Promessas, de 1962.

Carandiru (2003, drama)

Baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, o filme narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros

Central do Brasil (1998, drama)

Recebeu diversos prêmios e indicações, dentre eles, uma outra nomeação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Cidade de Deus (2002, drama/ação)

Único a receber 4 indicações ao Oscar (melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). Teve 3.307.746 espectadores no cinema.

Ilha das Flores (1989, curta-metragem/documentário)

Em 2019 a Associação Brasileira de Críticos de Cinema classificou o filme como o melhor curta-metragem brasileiro da história.

Tropa de Elite (2007, policial/drama)

Recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008, e melhor filme no Festival Hola, em Lisboa.

Leia anterior

Banda MaZaLa: jovens talentos ganham destaque se apresentando na região

Leia a seguir

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros abrem inscrições para treinamento da Brigada de Incêndio