News

Denise Fogaça fala sobre jornada de paixão pelo Ballet Clássico

Desde o início, sua jornada com o ballet em Valinhos já soma 31 anos de dedicação e amor pela arte

Denise Fogaça de Arruda, aos 43 anos, é mais do que uma professora de arte e ballet clássico. Sua trajetória é uma ode à paixão pela dança e ao compromisso com a educação através das artes. Durante entrevista, Denise compartilhou conosco sua história inspiradora e sua jornada no mundo do ballet.

Desde a infância, Denise foi encantada pela dança, influenciada pelo amor de seu pai pela música e pelos grandes filmes musicais que assistiam juntos. Seus primeiros passos no Ballet Clássico foram aos 11 anos, em uma pequena escola de bairro em Osasco, São Paulo, onde aprendeu os fundamentos da disciplina, respeito e trabalho em equipe.

A professora atua no Centro Cultural com o ensino do Ballet Clássico com alunos de todas as idades

Formada em Dança pela Unicamp, Denise descobriu sua paixão pelo ensino da dança e decidiu dedicar-se a essa área. “Em 1990 ingressei no curso de Graduação em Dança da Unicamp, passando a morar em Campinas. Durante o curso, em pouco tempo já me interessei pelos estudos do ensino da dança e esse foi meu objetivo de trabalho. Vinha de uma família em sua maioria de professores e naturalmente, a possibilidade de trazer a arte da dança para a formação educacional de meus alunos foi uma inquietação que me moveu a conhecer e estudar o assunto. Além da minha formação pessoal como bailarina e toda a magia dos palcos e expressões dos meus movimentos, meu envolvimento com o ensino da dança foi aumentando até se tornar meu principal objetivo de estudo e trabalho”, explica a bailarina.

Em 1993, começou seu trabalho com um grupo de estudantes em Valinhos, colaborando na montagem de um trabalho coreográfico para a tradicional Festa do Folclore da cidade. Desde então, sua jornada com o ballet em Valinhos já soma 31 anos de dedicação e amor pela arte.

Foi em 2001 que Denise decidiu se especializar em Ballet Clássico, após assistir a uma palestra com a renomada maestra cubana Ramona de Saá. Encantada pela metodologia cubana de ensino, Denise iniciou sua formação na academia Ballet Paula Castro, em São Paulo, sob a tutela de Ramona de Saá. Desde então, Denise tem aplicado essa metodologia com seus alunos no Centro Cultural Vicente Musselli, em Valinhos, com resultados excepcionais.

“Trabalho no Centro Cultural com o ensino do Ballet Clássico com bailarinos de todas as idades, desde as iniciantes com sete anos até os adultos. Penso que encontramos vários desafios no ensino do Ballet Clássico podendo citar desde o compromisso dos pais na assiduidade dos alunos pequenos, até o mesmo problema de assiduidade dos adultos que enfrentam muitas dificuldades em conciliar família, trabalho, estudos de faculdades e a dedicação nas aulas do Ballet Clássico. A arte de maneira geral é bem desvalorizada dentro das prioridades das famílias e sempre estamos lutando para demonstrar e enfatizar diariamente que a arte está sempre presente em nossas vidas, sendo essencial valorizá-la e vivenciá-la para nosso bem-estar físico e mental”, relata a professora de ballet.

Para Denise, mais do que formar bailarinos, seu objetivo é formar pessoas diferenciadas, que carregam valores como respeito, responsabilidade, trabalho em equipe e sensibilidade. A disciplina e dedicação exigidas pela prática do ballet são essenciais não apenas para o desenvolvimento técnico, mas também para a formação integral de seus alunos.

Denise Fogaça de Arruda é muito mais do que uma professora de ballet. É uma mentora, uma guia, uma inspiração para seus alunos, transmitindo não apenas a arte da dança, mas também os valores essenciais para uma vida plena e significativa.

Leia anterior

“Mãe, eu devo construir o muro?”

Leia a seguir

Camões e Os Lusíadas