News

“Mãe, eu devo construir o muro?”

‘Mother’, sexta faixa do The Wall, traz uma canção suave de letra profunda sobre a angústia de uma criação de mãe e filho

Por Bruno Marques

Começa com um desabafo seguidos de versos também ‘desabafantes’ cheios de angústia sobre o mundo, sobre a guerra e, inclusive, sobre a própria figura protetora, geradora e também autoritária e limitante: a mãe.

Sexta faixa do The Wall – que saiu em 1979, há exatamente 45 anos -, Mother é uma das músicas mais marcantes do Pink Floyd, embora não tenha sido lançada como single. Ela encerra o lado A do primeiro vinil, tem composição creditada a Roger Waters, que a canta juntamente com David Gilmour.

Porcaro e Ezrin

A bateria de Mother foi gravada por Jeff Porcaro (Toto). O piano e órgão hammond foram gravados por Bob Ezrin.

Quase autobiográfica

Roger Waters, autor de quase todas as músicas que compõem The Wall, afirma que Mother é uma letra que traz uma reflexão aprofundada sobre a maneira controladora com que algumas mães tratam os próprios filhos.

Não há como se traçar um paralelo entre a letra da canção e a vida do próprio Waters. Sem conhecer o pai, ele conviveu toda a infância com a mãe e nunca escondeu que a relação entre os dois não era das melhores.

No caso de The Wall, é nesse momento que sabemos mais sobre Pink. O protagonista tem de enfrentar a dificuldade da insegurança. Ela o impede, inclusive, de não conseguir aproveitar o fato de ser uma estrela de rock. 

Pearl Jam, Quetzal, Natalie Maines, Amanda Palmer foram alguns dos artistas que fizeram versões de Mother.

Leia anterior

Kerolin Dal Bianco dedica sua vida à causa animal e já resgatou mais de 5mil pets

Leia a seguir

Denise Fogaça fala sobre jornada de paixão pelo Ballet Clássico