É 22 de setembro, é domingo, é dia de curtir o início da primavera. Em tempos de queimadas, talvez não seja bem assim, pois como diria Drummond, “lá fora se ensina como derrubar, como queimar, como secar fontes de vida … ah, primavera, me desculpa”.
Mas será que o tempo perdoa? A primavera de 2024 promete ser intensa, de acordo com os meteorologistas, que estão atentos à formação do fenômeno La Niña, que ocorre a partir do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e que segundo o Climatempo, deve se intensificar a partir de outubro.
O fenômeno costuma inverter a lógica da estação, fazendo chover muito mais no Norte e no Nordeste, enquanto a região Sul fica mais quente e seca. Enfim, talvez o tempo não perdoe, mas existe uma esperança.
Após chuva não prevista na noite da última quinta-feira, Valinhos e região ficou suscetível a novas pancadas, inclusive com temporais que podem atingir a cidade até o domingo, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.
Ainda segundo o Cepagri, a previsão para o domingo é de temperaturas um pouco mais próximas da normalidade, com mínima de 19°C e máxima de 35°C. O tempo deve ficar aberto pela manhã e à noite; com períodos de céu parcialmente nublado à tarde.
A chegada da primavera costuma trazer com ela esperança. Após dias de tempo seco, dias mais amenos e a chuva seriam muito bem-vindos. Que o sonho de Drummond não seja um “sonho de sonhar-se na fumaça, no grito, no sem azul deserto das cidades mortas que se julgam vivas”.