News

Educação de Jovens e Adultos em Valinhos terá currículo modular e semipresencial

Aulas acontecem na EMEB Cecília Meirelles

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com novidades em Valinhos. A partir desse ano letivo será oferecida na modalidade semipresencial e com currículo modular. De acordo com a Secretaria de Educação, a ação permite ao aluno a flexibilização do tempo e dos espaços dedicados ao estudo, atendendo às necessidades de cada estudante.

 A EJA permite que os cidadãos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional ou não conseguiram concluir os ensinos fundamental e médio possam iniciar ou retomar a formação.

 “Com o novo modelo, as aulas acontecem presencialmente duas vezes por semana, no período noturno, às segundas e terças-feiras. Nos demais dias, os alunos fazem atividades em suas casas e podem se dirigir à escola caso tenham dúvidas ou se precisarem de um aprofundamento com o professor”, explicou o secretário de Educação, William Leite da Silva.

 O coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais e EJA, Lucas Scarone Silva, detalhou que dentro da organização modular, a cada semestre o aluno frequentará um módulo diferente. “E cada módulo terá 400 horas no total e será composto por um grupo de disciplinas”, disse.

 Segundo ele serão quatro módulos com 400 horas cada: matemática, língua portuguesa, ciências humanas (200 horas de história e 200 horas de geografia), ciências da natureza e linguagens (com 200 horas de ciências, 100 horas de inglês e 100 horas de artes).

 Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, o aluno que tem a certificação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), em alguma área de conhecimento, poderá eliminar disciplinas e terminar mais rápido a EJA.

Inscrições

 Em Valinhos, a EJA é ofertada na EMEB Cecília Meireles (Rua dos Gerânios, s/nº, Jardim Paraíso). Para se inscrever o interessado deve ter idade mínima de 15 anos e fornecer na secretaria da unidade a cópia do RG e CPF, da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e uma foto 3×4.

 Se está retomando os estudos, deve ser apresentada a declaração de transferência ou histórico escolar emitido pela escola anterior.

 Caso seja beneficiário do Bolsa Família, também deve ser apresentada a cópia do Cadastro Único (CadÚnico). Se menor de idade, ainda deve ser fornecida a cópia da carteira de vacinação (páginas de identificação e vacinas) e do RG e CPF dos responsáveis legais.

Leia anterior

Casa da Criança de Valinhos lança campanha do Bolo de Páscoa com arte exclusiva de Laís Thomazini

Leia a seguir

Senado restringe ‘saidinhas’ de detentos