A epidemia de dengue em Campinas não apenas sobrecarrega os serviços de saúde, mas também impacta no volume de doações de sangue na cidade, gerando preocupações quanto à disponibilidade desse recurso vital para procedimentos médicos.
No Hemocentro da Unicamp, a queda nas doações de sangue atingiu 22%, enquanto as doações de plaquetas diminuíram em 30%. Essa situação crítica resultou em níveis preocupantes para os tipos sanguíneos O+ e B-. Como uma referência para 48 hospitais públicos na região e nos arredores de Campinas, a escassez de sangue no Hemocentro da Unicamp tem potencial para afetar uma ampla gama de procedimentos médicos.
Além disso, o Centro de Hematologia também registrou uma redução de 30% nas doações de sangue do tipo O-, conhecido como doador universal. No entanto, a demanda por transfusões de plaquetas para pacientes com dengue grave aumentou em 30,4% nas últimas semanas, agravando ainda mais a situação.
Para aqueles dispostos a doar sangue em Campinas, os hemocentros estão abertos de segunda a sábado, das 7h30 às 15h, nos seguintes locais:
- Hemocentro Unicamp: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária.
- Hospital Municipal Dr. Mário Gatti: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália.
Além disso, o Centro de Hematologia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com agendamento necessário pelo WhatsApp: (19) 2514-1555, localizado na Avenida Júlio de Mesquita, 571.