News

“Escute seu coração, antes que se despeça”

Listen to your Heart, estrondoso sucesso do Roxette, ainda é um comovente apelo ao sentimento

Por Bruno Marques

O que você sente quando o amor que você construiu se despedaça? Quando seu pedaço de escuridão torna-se escuridão? Esses versos ‘dedo na ferida’ são de Listen to your Heart, mega hit lançado no fim dos anos 80 pelo duo sueco Roxette.

Pop Rock super produzido por Clarence Öfwerman – que fez a inconfundível introdução de piano -, a canção foi lançada em 15 de setembro de 1988 na Suécia, terra do Roxette, e em agosto de 1989, há exatos 35 anos, no resto do mundo.

A faixa foi gravada no segundo trimestre de 1988 em Estocolmo, tem 5:27 e é o terceiro compacto simples do álbum Look Sharp!, o segundo do grupo, atingiu o a primeira posição na Billboard Hot 100, se tornando o segundo hit número 1 dos suecos nos EUA.

Listen to your Heart estava na trilha sonora da novela Sexo dos anjos, em 1989

Amor mais selvagem que o vento

Com versos bastante sentimentais como “Quando o amor era mais selvagem que o vento” e o fim do refrão: “Não sei para onde você está indo. E não sei por quê. Mas ouça seu coração. Antes que você o diga adeus”, Listen to your Heart foi composta por Per Gessle e Mats M.P. Persson após o primeiro passar uma noite inteira ouvindo um amigo contar sobre problemas conjugais que estava passando.

Versões no Brasil

O Roxette foi muito popular também no Brasil. Listen to your Heart, por exemplo, estava na trilha sonora da novela Sexo dos anjos, em 1989.

Pela sua infalível fórmula de balada de sucesso, Listen to your Heart tem sido base musical de sertanejo, forró e bregapop como Pede pra eu ficar, de Pabllo Vittar; Uma Vida a Mais, de Marilia Mendonça e Maiara & Maraisa; Se não me amar, de Danilo e Diego; e Deixa eu te Amar, da Banda Desejo de Menina.

Em recente reportagem da jornalista Damy Coelho, e a pedido do Estadão, Per Gessle – que é o compositor, guitarrista e vocalista do Roxette -, ouviu versões feitas com suas músicas. Afável e diplomático, o autor aprovou e fez comentários positivos sobre as versões.

Leia anterior

Governo federal destina R$ 1,8 bilhão para ações de apoio ao RS

Leia a seguir

Talento na voz e sentimentos na alma