Aos 17 anos de idade, João Pedro Alves Ferreira passou em Medicina na Unicamp, na Unesp e na UFMG e também em Direito na USP
Um estudante de Valinhos conquistou um feito de destaque nos vestibulares de 2024. Aos 17 anos de idade, João Pedro Alves Ferreira foi aprovado direto do Ensino Médio em quatro universidades públicas, em cursos de grande concorrência: ele passou em 2º lugar em Medicina na Unicamp, em 2º lugar em Direito na USP e em Medicina na Unesp e na UFMG.
Nascido em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, o jovem se mudou para Valinhos, onde estudou todo o Ensino Médio no Colégio Etapa. Ele prestou os vestibulares da Fuvest, da Unicamp e da Unesp na modalidade de ampla concorrência e prestou o Enem 2023, onde obteve 960 pontos na prova de redação. O estudante também usou a nota no Enem para disputar vagas pelo Sisu e foi aprovado em Medicina na UFMG, sua primeira opção.
“Quando eu vi o nome na lista eu não acreditei, porque são cursos muito concorridos. Eu estava com a minha família e comemoramos muito. Essas aprovações são resultado de muito esforço e dedicação durante o Ensino Médio e significa o próximo passo na minha vida”, comemora o estudante.
Dentre as quatro aprovações que conquistou, João Pedro escolheu cursar Medicina na Unicamp. Ele considera que a carreira vai trazer muitas oportunidades em sua vida, não só profissionais, mas também de contribuir com a sociedade.
“Ser médico é uma grande responsabilidade. Cuidar da vida e da saúde das pessoas exige muito estudo e dedicação. Pretendo trabalhar para ajudar as pessoas da maneira mais correta possível”, avalia João Pedro.
Histórico em olimpíadas do conhecimento
As olimpíadas do conhecimento tiveram grande espaço na vida acadêmica de João Pedro. Ao ingressar no Colégio Etapa, ele pôde participar de forma mais ativa nessas competições e sua dedicação teve resultados expressivos.
“No Colégio Etapa, eu decidi assistir às aulas preparatórias para olimpíadas de Geografia, Química e Linguística e competi em torneios de diversas áreas do conhecimento. Participar desses torneios sempre foi uma experiência prazerosa e divertida, mas também desafiadora. Eu precisei aprender a conciliar os treinamentos com as minhas demais atividades e estabelecer prioridades”, conta João Pedro.
Ele conquistou medalhas em diversas competições estudantis: bronze e menção honrosa na Olimpíada Internacional de Linguística (2023); ouro na Olimpíada Brasileira de Linguística (2022); ouros na Olimpíada Nacional de Ciências (2021 e 2022); ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (2022 e 2021, respectivamente); bronze na Olimpíada Brasileira de Física (2023); prata na Olimpíada Brasileira de Química (2022); entre outras.