News

Família denuncia erro médico após adolescente morrer de febre maculosa tratada como dengue em Sumaré

Prefeitura instaura sindicância para investigar possível falha no atendimento da rede pública. Eduardo Brazilino de Queiroz tinha marca de picada e os pais afirmam ter informado os médicos.

Uma família de Sumaré (SP) denunciou ao Ministério Público e à Câmara Municipal um possível erro médico na rede municipal de saúde. Eles alegam que Eduardo Brazilino de Queiroz, de 13 anos, morreu de febre maculosa, mas foi tratado apenas para dengue.

Os pais informaram aos médicos que suspeitavam de febre maculosa, pois Eduardo frequentava áreas com vegetação e lagos para pescarias e tinha uma picada na perna. No entanto, essas informações não foram consideradas.

Eduardo Brazilino Queiroz, de 13 anos, morreu por febre maculosa em Sumaré (SP) — Foto: Arquivo pessoal

A prefeitura iniciou uma sindicância e o laudo confirmou que Eduardo teve febre maculosa. Helerson Castro, diretor médico de urgência e emergência de Sumaré, afirmou que o protocolo inclui tratamento imediato diante da suspeita, pois o exame demora para confirmar a doença. A sindicância investigará se as informações foram fornecidas nos atendimentos e onde ocorreu a falha.

Eduardo apresentou sintomas em 8 de maio e morreu em 15 de maio. A primeira a saber dos sintomas foi a avó, que ouviu o neto dizer que se sentia “quebrado”. Ele foi levado à unidade de pronto atendimento de Sumaré no dia seguinte e continuou a apresentar dores no corpo e febre alta persistente.

Os pais relataram a suspeita de febre maculosa aos médicos, devido à picada no pé de Eduardo, mas o médico não considerou a possibilidade por não haver relato de visão de um bicho. No dia 14 de maio, Eduardo começou a convulsionar e foi levado a um pronto atendimento e depois transferido para o Hospital Estadual de Sumaré, onde faleceu no dia seguinte.

Os pais denunciam ao MP e à Câmara visando mudanças nos protocolos de atendimento, incluindo testes e tratamento adequado.

O que é febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapatos, especialmente o carrapato-estrela. Não é transmitida de pessoa para pessoa e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças febris.

Sintomas da febre maculosa:

Febre

Dor de cabeça intensa

Náuseas e vômitos

Diarreia e dor abdominal

Dor muscular constante

Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés

Gangrena nos dedos e orelhas

Paralisia dos membros, começando nas pernas e subindo até os pulmões, podendo causar parada respiratória.

Leia anterior

Evento Beneficente em Valinhos Reúne Futebol e Solidariedade

Leia a seguir

Atleta de Valinhos é bicampeã Overall Paulista vencendo na categoria Bikini Fitness