News

Levando bom atendimento e simpatia de bandeja

Hoje, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Garçom. Ednaldo e Elazio não são uma dupla sertaneja, e sim parceiros de trabalho no Bar do Dito

Por Bruno Marques

Comandante, capitão, tio, brother, camarada. Chefia, amigão. Samuel Rosa combinou populares apelidos de garçons num refrão e criou um dos maiores hits do Skank. Hoje, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Garçom. Esta ocupação exercida em restaurantes e bares exige muita disposição para cumprir horários extenuantes, além de requerer doses de humor e paciência ainda maiores do que as que servem nos copos.

É algo que não se aprende na faculdade, mas o garçom costuma ser um contato valoroso para nós, jornalistas, como fonte de informações e de ‘més’, como dizia o saudoso Mussum, boêmio dos mais notáveis. Eles levam porções apetitosas, aquela gelada, e até o guardanapo com o número que ela nunca ligou.

Entre o balcão e o salão

Valorizando os trabalhadores desta classe, o Jornal Terceira Visão entrevistou dois garçons. Antonio Ednaldo Alves Silva tem 40 anos, veio de Itatira, no Ceará, e mora desde 2008 em Valinhos, cidade que considera maravilhosa. É garçom há 15 anos, 12 deles no Bar do Dito. “Minha rotina é fantástica. No meu trabalho, temos as qualidades de atender com bom humor e boa vontade de exercer a profissão”, considerou.

Um dos seus parceiros de trabalho é Eladio López Mora, de 41 anos. Nascido em Foz do Iguaçú, ele veio do Paraguai e está em Valinhos há um ano e nove meses. “É uma cidade encantadora. Era o que eu precisava, estar em um lugar tranquilo e seguro para poder trabalhar”, falou com sotaque espanhol. Como bom latino-americano, é fã de Chaves e, assim como Ednaldo, preza pelo bom humor.

Então, capriche na gorjeta hoje porque é o dia deles.

Alcoolismo é doença tratável

Ciente da responsabilidade do assunto, a reportagem com este tema pode suscitar gatilhos psicológicos pelas referências a bebidas alcoólicas. Por isso, segue o contato dos Alcoólicos Anônimos de Valinhos: (19) 3234-8088.

Leia anterior

Orgasmo: como despir tabus, penetrar conhecimento e gozar a vida?

Leia a seguir

O verdadeiro advogado