Praça do Pará, no bairro Vila Santana, também está nas mesmas condições
Devido ao período chuvoso, o mato sem aparar tomou conta do parquinho da EMEB Angela Turcatti, localizada na Praça Pará, no bairro Vila Santana, em Valinhos (SP). Pais de alunos, em contato com a redação deste semanário, disseram que as crianças estão impedidas de utilizarem a área externa e o parquinho, pois o mato está muito alto e existem vários formigueiros no local.
“Para se ter uma ideia da altura que a vegetação atingiu, alguns brinquedos chegaram a ficar quase que inteiramente cobertos pelo mato”, declarou uma mãe, que não quis se identificar.
“O descontrole e o tamanho dos formigueiros são preocupantes, sendo que se um aluno tiver algum tipo de alergia pode sofrer alguma reação grave. Não é brincadeira”, disse Patrícia.
“As crianças não estão indo ao porquinho desde quando começou as aulas. Eles precisam desta interação, afinal estão iniciando a fase escolar primária”, ressaltou Fernanda
O estado que se encontra a escola fez surgir a preocupação dos pais e mães de alunos: a saúde. “Além do formigueiro, existe o perigo com outros animais peçonhentos e principalmente com aedes aegypti, transmissor da dengue. Um perigo!”, afirmou Pedro.
A reportagem também conversou com moradores do entorno da escola, que relataram que a situação realmente está complicada para os alunos, além dos moradores do local, pois a praça Pará ao lado apresenta as mesmas condições somatizadas ao descarte de lixos e vidros. “Aqui no entorno da escola e da praça estamos sofrendo com excesso de pernilongos e formigas. Não podemos utilizar a praça, pois existe descarte de lixos e é um risco para nossa saúde e das crianças. Não estou aqui para criticar a administração, sei que a demanda de mato na cidade é grande neste período chuvoso, mas é preciso priorizar principalmente os prédios educacionais”, disse Madalena, moradora da Vila Santana.
Na tarde desta quarta-feira (23), após questionamento da reportagem, a Prefeitura Municipal de Valinhos anunciou que dentro de alguns dias a situação da escola e da Praça Pará será resolvida, haja vista que houve a chegada da nova empresa de zeladoria que está atendendo todas as demandas referentes a limpeza pública, conforme solicitação da Prefeita Capitã Lucimara.