Por Wilson Vilela
Viajar é muito bom, diria até que é essencial para conhecermos outras realidades, interagindo com pessoas de diferentes culturas e mundos distintos, elevando o nosso espírito, acariciando a nossa alma. Mas não há nada melhor do que retornar para casa. É tão bom viajar e melhor ainda é chegar em casa, deitar na sua cama, colocar a cabeça no seu travesseiro, desfazer as malas na sua hora, saborear o café na sua xícara de sempre. É tão bom encontrar tudo como deixou, fazer o que quiser quando quiser e sentir aquela sensação de paz e aconchego que um verdadeiro lar nos traz.
Pode parecer bobagem, mas quem nunca saiu do seu lar não sentiu essa falta de encontrar novamente a sua essência e o seu coração onde sua paz faz morada.
Confesso que a minha casa é o melhor lugar do mundo, onde me sinto protegido de todo o mal. Onde posso ser eu mesmo, sem fingir emoções ou qualquer coisa do gênero. É meu abrigo, onde me refugio do dia ruim e festejo o dia bom. Posso estar em qualquer lugar do mundo, mas sempre será um prazer retornar ao meu lar, o lugar onde sempre me sinto à vontade e sou feliz. É na minha casa que me sinto inteiro, onde os problemas são pequenos demais para me atingir. Sinto uma força imensurável, a segurança de que nada me faltará desde que eu esteja ali. E assim constato que, realmente, são as coisas mais simples da vida que nos fazem felizes!
De volta para casa, esse é um rito que jamais deve se perder. Afinal, lugar nenhum será tão bom quanto a sua casa, família nenhuma será tão especial como a sua e país algum lhe dará o conforto da sua terra natal, lhe oferecendo doce e amoroso abrigo!
Um lar é mais do que uma casa onde seres da mesma família convivem. É algo muito maior, é amor e cumplicidade. É o lugar onde há fraternidade, como um abraço carinhoso de um alguém especial. É como tomar chocolate quente numa noite fria de inverno. É lá que somos quem verdadeiramente somos, desde a hora de acordar até o momento de dormir. O lar é a nossa fonte de felicidade, onde o nosso coração realmente está, onde se acha a paz que tanto se procura. Podem existir muitas casas, muitas famílias, muitos hotéis e lugares para ficar, mas somente o lar será o nosso guia, será a alegria que o nosso peito tanto precisa.
Para quem passa certo tempo longe de casa, a dor sempre vira um tormento, principalmente nas noites frias, pois sempre se está esperando que esse tempo passe logo para voltar para casa.
A nossa casa tem o nosso jeito, nosso gosto, nossas energias e o calor que precisamos para dormir em paz. Somente o nosso lar tem o nosso coração, fonte de toda magia, simplicidade e tranquilidade de um local que permite sermos nós mesmos com todas as nossas circunstâncias oriundas das nossas complexidades, angústias e também felicidades.
Para aqueles que, por algum motivo, precisem sair de casa, aconselho que quando puderem, voltem, pois um lar não deixa de ser um lar quando o coração ainda pulsa nele. Todos os elementos que fazem a saudade apertar piora quando não se tem o amparo e o amor que somente a nossa casa sabe nos dar.
A vida de uma pessoa é tão importante quanto ter o seu próprio canto, o lugar onde se sente feliz e seguro. Somente um lar tem esse poder, o de cuidar de um coração que mesmo cansado sabe onde deve estar.
Meu mundo, minha casa, é para onde eu sempre voltarei. Esteja onde estiver, os meus pés sempre caminharão para a sua direção no final das contas.
Vá para onde for, mas não se esqueça de voltar para o seu lar, aquele lugar que sempre estará esperando por você para lhe encher de aconchego e felicidade!