A escritora busca um equilíbrio entre o rigor acadêmico e uma narrativa envolvente, guiando o leitor por uma exploração profunda, porém acessível
Gabriel Previtale
A professora do Instituto Pramāṇa, Monja Nirvana França, apresenta seu mais recente trabalho literário, um profundo mergulho na essência do budismo com seu livro “Sofrimento, Origem, Cessação e Caminho: Uma Análise do Dhammacakkappavattanasutta”.
A obra, cujo título pode parecer imponente à primeira vista, revela-se uma jornada acessível e cativante através dos ensinamentos fundamentais do Buda sobre o sofrimento e seu alívio. Em uma entrevista exclusiva, a autora compartilhou os bastidores de sua inspiração e processo de escrita.
A Monja Nirvana revela que sua principal inspiração para o livro veio da necessidade de material didático para suas aulas no Instituto Pramāṇa. Como responsável por uma matéria, sentiu a importância de produzir um conteúdo que explorasse profundamente o primeiro discurso do Buda após sua iluminação, focado na natureza do sofrimento e no caminho para sua cessação.


“Sofrimento, Origem, Cessação e Caminho” aborda questões universais como doença, envelhecimento, morte, além de conflitos mentais como angústia, depressão e ansiedade. A autora utiliza os ensinamentos budistas como ferramenta para enfrentar esses desafios da vida humana.
O processo de escrita da autora é marcado por rituais que a conectam com a espiritualidade budista. Antes de iniciar sua jornada de escrita, ela recorre a preces, incenso e uma xícara de café suave, imergindo-se completamente na atmosfera propícia para a reflexão e criação. “Quando eu comecei a escrever, meu professor de budismo, o Prof Dr. Plinio Tsai me disse: “Lembre-se de você nas suas primeiras semanas”, e eu tentei escrever lembrando disso, para ter uma escrita com o rigor acadêmico, mas que seja leve e envolvente neste universo do budismo. Talvez o comecinho seja chato para algumas pessoas, porque ele conta questões históricas, mas haverão capítulos para lidar com nossas emoções destrutivas como o apego e o ódio”, revela a Monja.
Em relação ao estilo narrativo, a escritora busca um equilíbrio entre o rigor acadêmico e uma narrativa envolvente, guiando o leitor por uma exploração profunda, porém acessível, dos ensinamentos budistas.
Quanto aos próximos projetos, Monja Nirvana planeja continuar explorando o tema do sofrimento e as Quatro Nobres Verdades do budismo. Além disso, está envolvida na tradução de poemas escritos pelas primeiras monjas budistas, mantendo-se fiel à sua jornada de constante aprendizado e crescimento pessoal.
O lançamento do livro será acompanhado de uma palestra sobre o tema abordado, marcado para o dia 2 de março às 17h, no Luzes – Espaço de Possibilidades, localizado na Rua Frei Antônio de Pádua, 1376, Jd. Guanabara, Campinas – SP. Para adquirir o livro, os interessados podem acessar o site buda.org.br.