News

Nova matriz curricular das escolas estaduais foca em português e matemática

Mais de dois milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo retornam às aulas na próxima semana, dia 15 de fevereiro, com uma nova matriz curricular. A Secretaria da Educação do Estado anunciou mudanças significativas para beneficiar os alunos das três séries do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental.

Entre as principais alterações, destaca-se a ampliação do tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa em 60%, passando de 10 para 16 aulas. Matemática também teve um aumento de 70%, agora com 17 aulas no Ensino Médio, e foram adicionadas duas novas disciplinas: redação e leitura, além de educação financeira.

Atendendo a um pedido dos estudantes, a Secretaria ampliou em 50% a quantidade de aulas das matérias de física, geografia e história. Os encontros da disciplina Projeto de Vida foram estendidos de quatro para seis aulas nesse ciclo de ensino.

Para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, uma novidade são as aulas de aceleração para o vestibular, visando preparar para as avaliações de seleção para o ensino superior. Bianka de Andrade Silva, responsável pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc, destacou a importância desse foco.

Além disso, para o ano letivo de 2024, os estudantes do Ensino Médio contarão com uma redução de 11 para três itinerários formativos: Exatas e Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas, e Ensino Técnico.

As alterações foram publicadas pela Secretaria da Educação do Estado por meio das resoluções nº 52 e nº 53, em resposta à demanda de professores e estudantes da rede estadual.

Leia anterior

Valinhos ganha vida através dos olhos de estudantes da rede municipal em novo livro

Leia a seguir

A partir da próxima sexta-feira (9), Tamoios terá operação especial para o Carnaval