O tumor de próstata é o câncer mais frequente e comum na população masculina, com exceção dos tumores de pele. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que, anualmente, são diagnosticados cerca de 65 mil novos casos no País. A cura deste câncer está totalmente ligada ao diagnóstico precoce. Por isso é tão importante a campanha de conscientização feita durante o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Todo homem, com idade a partir dos 50 anos, mesmo sem sintomas, deve procurar um urologista para fazer exames preventivos: o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, e o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).
Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados pela alteração no toque retal. É importante dizer que o médico poderá solicitar outros exames, caso haja suspeita do câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da glândula para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Homens com fatores de risco devem iniciar os exames preventivos aos 45 anos. Entre os fatores de risco, estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão ou tio), raça (homens negros têm maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade. Mais uma vez, manter-se dentro do peso ideal é uma forma de prevenir doenças graves, como este e outros tipos de câncer.
Os exames preventivos são importantes porque o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que acaba dificultando a cura. Os sintomas mais comuns deste câncer em fase avançada são dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
A cada 45 minutos, um homem morre de câncer de próstata. Não seja mais um nessa estatística. Procure hoje mesmo um urologista e faça seus exames. Fique atento aos sintomas e, caso tenha algum, procure um médico imediatamente. Tratamentos iniciados quando o tumor é localizado, ou seja, ainda sem metástase, têm resultados muito melhores.