News

Orquestra Filarmônica inicia nova série “Concertos para Marias, Franciscas e Clarisses”

Próxima apresentação já está marcada para o dia 3 de julho, às 20 horas, no auditório municipal “Darci Rossi

A Orquestra Filarmônica de Valinhos estreou sua nova série de concertos, intitulada “Concertos para Marias, Franciscas e Clarisses”, no último domingo, 9 de junho, na Casa do Lago da UNICAMP. Sob a regência de Felipe Gadiolli, o evento contou com lotação total e encantou o público com uma performance que transitou do clássico ao popular, destacando composições de mulheres.

Rodrigo Leitte, diretor da série de concertos, destaca que o objetivo é valorizar a essência e a sensibilidade da mulher, transmitindo de maneira pura e rica a linguagem musical

Cada concerto da série contará com a participação de uma convidada especial. No evento de estreia, Carol Panesi brilhou com as músicas “Marés”, “Caminhos do Coração” e “De volta ao Ceará”. Durante mais de uma hora, o público apreciou um repertório diversificado, incluindo obras como “Abertura em Dó Maior” de Fanny Mendelssohn, “Ciaccona” de Francesca Caccini, “Sicilienne” de Maria Theresia von Paradis e “Romance” de Clara Schumann. Todos os arranjos orquestrais foram criados exclusivamente para a Orquestra Filarmônica de Valinhos pelo maestro adjunto Hebert Rodrigues.

A próxima apresentação da série já está marcada para o dia 3 de julho, às 20 horas, no auditório municipal “Darci Rossi”, localizado na Câmara Municipal de Valinhos.

O projeto é realizado pelo PROAC-SP e conta com o patrocínio do Cartonifício Valinhos, EATON, BrasGraphics, LMS Cargas, INNOVATE, Jola, Nova e Seo Salvador Quitanda, além do apoio da Soul – Cultura, Esportiva e Social, UNICAMP, PROEC-Pró Reitoria de Extensão e Cultura e DCultura – Diretoria de Cultura.

Rodrigo Leitte, diretor da série de concertos, destaca que o objetivo é valorizar a essência e a sensibilidade da mulher, transmitindo de maneira pura e rica a linguagem musical, desde o clássico europeu até os ritmos populares brasileiros. Jerci Maccari, presidente da Sociedade Filarmônica de Valinhos, relembra o início do grupo em 2004 e comemora os quase 20 anos de existência, afirmando que a orquestra firmou e consagrou sua identidade perante a comunidade e seu público, sempre em busca de novos rumos e projetos.

Leia anterior

Aumenta no Rio Grande do Sul risco de doenças infecciosas

Leia a seguir

Casos de coqueluche aumentam em SP e chegam a 139