Após relatos de alguns pais de alunos da EMEB Governador André Franco Montoro sobre a não entrega de livros didáticos, surge preocupação com o impacto negativo no processo de ensino, prejudicando o progresso educacional dos estudantes.
Procuramos a Prefeitura de Valinhos que em resposta nos disse que a distribuição de livros didáticos na instituição é realizada através de dois programas: o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e o Currículo em Ação, disponibilizado pelo governo estadual. Os livros do PNLD têm validade de 4 anos e não são consumíveis, sendo reutilizados em anos seguintes. Este ano, uma nova coleção do PNLD foi enviada para os alunos do 6º ao 9º ano, porém algumas escolas podem não ter recebido a quantidade suficiente inicialmente. Nas últimas semanas, foi aberto um período para solicitação de livros faltantes, visando atender a todos os alunos de Valinhos.
Os procedimentos estabelecidos para a entrega dos livros incluem a distribuição para todos os alunos, com formação de kits caso haja falta de exemplares. É importante destacar que os livros são um apoio pedagógico ao professor, e não a finalidade de suas aulas, que seguem o Currículo Municipal de Valinhos, alinhado à Base Nacional Comum Curricular.
Os atrasos na entrega foram atribuídos à logística do MEC e PNLD, não sendo responsabilidade da Secretaria da Educação ou das unidades escolares. Não há um plano específico para resolver essa situação, uma vez que o prazo de entrega compete diretamente ao MEC e PNLD.