Estado de saúde do pontífice
O papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado atualizado pelo Vaticano nesta terça-feira, dia 18. De acordo com a nota oficial, o pontífice “continua a apresentar um quadro complexo”.
Cancelamento de compromissos
Mais cedo, o Vaticano anunciou o cancelamento dos compromissos do papa para este fim de semana. A audiência jubilar, que estava marcada para sábado, dia 22, foi desmarcada, e a missa tradicional do domingo, dia 23, será presidida por um substituto.


Sem previsão de alta
Inicialmente, a expectativa era de que Francisco pudesse receber alta até quarta-feira, dia 19. No entanto, com a atualização do seu estado de saúde, ainda não há uma nova previsão para sua saída do hospital. O papa está internado desde sexta-feira, dia 14, quando foi diagnosticado com uma “infecção polimicrobiana das vias respiratórias”.
O que é pneumonia bilateral?
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões e é considerada mais grave que a forma comum da doença. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou pela inalação de substâncias que comprometem as estruturas pulmonares.