Base operacional da Guarda Ambiental, novas caminhonetes, monitoramento via satélite e parceria com produtores rurais fazem parte da estratégia para proteger o principal cinturão verde da cidade


A Prefeitura de Valinhos está colocando em prática uma série de novas ações estratégicas para prevenir incêndios florestais na Serra dos Cocais durante a estiagem de 2025. A iniciativa faz parte da Operação Estiagem e foi tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (7), na Fazenda São João da Boa Vista, com a participação de proprietários rurais, representantes de órgãos de segurança, meio ambiente e autoridades municipais.
O prefeito Franklin Duarte destacou o compromisso com a proteção do meio ambiente:
“Acreditamos na prevenção e colocaremos todos os recursos necessários para proteger nosso cinturão verde. Valinhos merece mais que o básico”, afirmou.
Ações preventivas ganham força em campo
Nos últimos meses, a Prefeitura percorreu as áreas críticas da Região I da Serra dos Cocais, mapeando pontos vulneráveis, como Fonte Sônia, Santo Antônio da Cachoeira e Santana dos Cuiabanos. A partir desse levantamento, os trabalhos agora avançam para a Região II, com novas frentes de atuação.
“Em 40 anos em Valinhos, nunca vi uma mobilização articulada como esta”, destacou Marco Galhardo Cardoso, do Clube de Campo Valinhos.


Implantação de base operacional no Alpinas
Entre as novidades da Operação Estiagem 2025, está a implantação de uma base operacional da Guarda Ambiental e da Defesa Civil no bairro Chácaras Alpinas, no alto da Serra dos Cocais. Além disso, a cidade contará com duas novas caminhonetes adquiridas com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente: uma dedicada à Serra dos Cocais e outra para as regiões do Macuco e Vale Verde.
A tecnologia também será uma aliada essencial, com o monitoramento via satélite das áreas de risco, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Parcerias e recursos para reforçar a prevenção
A Rota das Bandeiras, concessionária responsável pela Rodovia dos Agricultores, confirmou o apoio à Operação Corta-Fogo, prevista para começar em maio, com a disponibilidade de dois caminhões-pipa de 8 mil litros para ações emergenciais.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Osvaldo Rocco, a fiscalização será intensificada:
“Atuaremos firmemente com efetivos treinados da Defesa Civil e da Guarda Ambiental”.
Próximos passos para proteger a Serra dos Cocais
Entre as medidas definidas para os próximos meses estão:
– Instalação de quadros de chaves para facilitar o acesso às propriedades em caso de emergência;
– Definição de técnicas e apoio para a criação de aceiros em áreas particulares;
– Ampliação do monitoramento para pontos estratégicos, como o Observatório Abrahão de Moraes, na divisa com Vinhedo;
– Identificação de proprietários que ainda não estão cadastrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Gestão ambiental de referência
Com esse conjunto de ações, Valinhos reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental preventiva, transformando a Serra dos Cocais em um exemplo de cuidado com o meio ambiente.
“Temos pessoas apaixonadas por Valinhos e que conhecem a cidade nos ajudando na gestão. E, por isso, estamos todos engajados para fazer sempre mais e melhor”, concluiu o prefeito Franklin.