O estudo destaca que Valinhos possui mais de 17 mil pessoas com 60 anos ou mais e ressalta dados da Fundação Seade
Na manhã desta quinta-feira, dia 15, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy, recebeu um documento inédito na cidade: o Plano de Ação 2024 dos Direitos da Pessoa Idosa. Elaborado e entregue pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o instrumento aborda diretrizes, ações e projetos para garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos, visando proporcionar mais qualidade de vida aos residentes em Valinhos.
O estudo destaca que o município possui mais de 17 mil pessoas com 60 anos ou mais e ressalta dados da Fundação Seade, que apontam Valinhos com médias acima da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no quesito longevidade e menor mortalidade. O Plano de Ação aborda oito eixos de ação, visando melhorias voltadas ao envelhecimento mais saudável e ativo nas áreas de cultura, assistência social, jurídica e cidadania; educação, esportes e lazer, saúde, mobilidade urbana, trabalho e previdência, e segurança pública.
Na reunião, estiveram presentes o 1º Secretário do Conselho e Presidente da OAB Subseção Valinhos, Drº Fabrício Camargo Simone; a Chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; a secretária de Assistência Social, Flávia Cristina Montagnero; o Diretor do Departamento de Cidadania, Ulisses Porto; e o jornalista José Sebastião Ribeiro dos Santos, que participou da elaboração do plano.