A Prefeitura de Valinhos deu início nesta segunda-feira (27) ao Programa Valinhos Mais Iluminada, que modernizará todo o sistema de iluminação pública da cidade. A mudança visa proporcionar maior eficiência, economia, sustentabilidade e segurança para os moradores.
Com um investimento de R$ 54 milhões, o projeto prevê a substituição e instalação de 11,1 mil pontos de LED em dez regiões da cidade, começando pelo bairro Cecap. A previsão é que o trabalho seja concluído em até oito meses.
O novo contrato, assinado em 5 de maio, contempla um número 40% maior de pontos de LED em comparação ao contrato anterior, que previa 8 mil pontos. Serão desenvolvidos projetos prioritários para as principais praças dos bairros, especialmente aquelas com equipamentos de lazer e uso frequente pela comunidade. Áreas que necessitam de iluminação para aumentar a segurança também serão contempladas. Loteamentos fechados, bolsões de segurança e condomínios estão incluídos no cronograma.
Além de melhorar a segurança, a nova iluminação de LED trará economia de pelo menos 50% em comparação às lâmpadas de sódio. O sistema também é mais sustentável, pois reduz a emissão de gases poluentes.
O Programa Valinhos Mais Iluminada também inclui um sistema de telegestão da iluminação, que permite o gerenciamento individual ou em grupo das luminárias em ruas, praças e outros locais. Esta tecnologia possibilita o monitoramento e controle remoto em tempo real de toda a rede de iluminação.
Luminárias inteligentes com controle remoto de luminosidade e dimerização também serão instaladas, permitindo ajustar a iluminação conforme as necessidades de cada área da cidade.