Programa Passaporte para o Futuro leva jovens para instituições entre as 200 melhores do mundo


O sonho de estudar nas mais renomadas universidades do mundo vai se tornar realidade para duas jovens de Valinhos. Alícia Stella Scudilio e Sophia Bonetto, ambas com 18 anos e alunas do Sesi Valinhos, foram contempladas com bolsas integrais na segunda edição do Passaporte para o Futuro, iniciativa do Sesi-SP voltada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio que se destacam pelo desempenho acadêmico e perfil de liderança.
Ao todo, 35 alunos da rede Sesi-SP foram selecionados nesta etapa, conquistando vagas em instituições que figuram entre as 200 melhores do mundo no ranking Times Higher Education 2024, como a McGill University, no Canadá, e a University of North Carolina, nos Estados Unidos.
Alícia embarca para Montreal, onde ingressará em Bioresource Engineering na McGill University, com o objetivo de unir tecnologia, sustentabilidade e impacto social. Já Sophia seguirá para a University of North Carolina, para cursar Biomedical Engineering, aprofundando-se em soluções inovadoras para a área da saúde.
O programa, criado em 2023, oferece bolsas de graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento industrial brasileiro, como Engenharia, Inovação e Tecnologia. Além da formação acadêmica, proporciona vivência internacional e imersão cultural, preparando futuros líderes com visão global e comprometimento social.
Durante evento de celebração no final de julho, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, anunciou a ampliação do projeto para a terceira edição, que beneficiará 50 alunos em 2026. Na primeira turma, 19 estudantes já vivem a experiência acadêmica fora do país, em universidades como Harvard, University of California e New York University.