News

Projeto Janela Aberta intensifica campanha “Maio Laranja” sobre Prevenção ao Abuso e Exploração Infantil

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos está intensificando seus esforços para promover a conscientização e a prevenção do abuso e exploração infantil durante o mês de maio, em apoio à campanha “Maio Laranja” e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Por meio do Projeto Janela Aberta, e em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a instituição está realizando uma série de atividades temáticas e lúdicas destinadas a ampliar as garantias de segurança para os jovens. Neste sábado, dia 18, será realizado um evento especial para os participantes inscritos e suas famílias. O evento, que também comemora o Dia Internacional da Família (15 de maio), visa fortalecer os laços familiares e promover a convivência.

Os colaboradores da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos receberam treinamento especializado neste mês, ministrado por Jefferson Bertholini, psicólogo e professor universitário. A formação, intitulada “Maio Laranja”, focou no manejo e identificação de situações de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, com o objetivo de aprimorar as estratégias de proteção.

Além do treinamento, os educadores da instituição estão desenvolvendo atividades práticas ao longo de maio para chamar a atenção de crianças e adolescentes para a sua proteção. Estas atividades incluem a criação de desenhos e ilustrações que representam locais e situações onde se sentem seguros, enfatizando seus direitos à proteção. Rodas de conversa, jogos, leitura de livros direcionados e contação de histórias também estão sendo realizados para reforçar a compreensão dos sinais de alerta e a busca por ajuda.

Se você suspeitar ou tiver conhecimento de qualquer caso de violência sexual contra crianças, é fundamental denunciar. Os canais de denúncia disponíveis incluem o Conselho Tutelar, o Disque 100 e outros recursos disponíveis no site da Childhood Brasil: childhood.org.br/saiba-como-agir/denuncie.

Leia anterior

Taxa de alfabetizados melhora, mas 11,4 milhões não sabem ler ou escrever

Leia a seguir

Supermercados de Valinhos afirmam que estoque de arroz está dentro do normal