News

“Quem mandou você gostar dessa mulher de fases?”

Há 25 anos, principal música de trabalho dos Raimundos virava um dos últimos mega hits do rock nacional

Por Bruno Marques

Tocava à exaustão nas rádios, na MTV, na TV, cinema, e até em festas de crianças. Mulher de Fases foi, sem dúvida, o maior hit dos Raimundos, sendo uma das faixas que alavancou a venda de Só no Forevis – quarto álbum da banda brasiliense – que completou, no último mês, 25 anos de seu lançamento.

Creditada ao ex-vocalista Rodolfo Abrantes e o guitarrista Digão, a faixa fala – com a irreverência escrachada tão característica do grupo – da imprevisibilidade de um relacionamento amoroso conturbado. Este, pautado pelas mudanças de humor da parceira, a mulher de fases.

TPM

Versos como “Ela é pró na arte de pentelhar e aziar”, “A doida tá me beijando há horas. Disse que, se for sem eu, não quer viver mais não”, “Meu namoro é na folhinha” e “A manhã já vai miar, se aguente. Que lá vem chumbo quente” se relacionam com um possível período de TPM – Tensão Pré Menstrual.

O tema de surgiu de forma espontânea, aproveitando um riff antigo de Digão e ideias de música brega. Com seu ritmo contagiante e letra divertida, Mulher de Fases tornou-se um dos maiores clássicos do rock nacional – sendo um dos últimos grandes hits.

Punk Country com violinos

A música foi classificada como um punk rock melódico com base country ultraveloz. É a única faixa de estúdio da banda a possuir um arranjo de cordas, incluído por sugestão do produtor Tom Capone.

O clipe venceu a categoria Escolha da Audiência do MTV Video Music Brasil 1999, consequentemente representando o país na categoria internacional do VMA do mesmo ano. O título do álbum, Só no Forevis, é uma homenagem ao saudoso Mussum.

Versões

Mulher de Fases foi regravada e incorporada ao repertório de diversos artistas nacionais e internacionais de diferentes estilos como Capital Inicial, Los Pericos – sendo um grande sucesso na Argentina -, Frank Aguiar, Pedro & Thiago, entre outros. Até o Casseta & Planeta, na época, fez uma versão chamada Mulher de Gases.

Leia anterior

Delegado aguarda reforço no efetivo do DP de Valinhos

Leia a seguir

Campanha Emergencial da APAE Valinhos arrecada mais de 30 mil até o momento